top of page

A

HISTÓRIA

DO FESTIVAL

4 ANOS DE MUITO SUCESSO
E BOA MÚSICA

BONITO faz jus ao seu nome com o encantamento de suas belezas naturais preservadas, consagrada 14 vezes como melhor destino de ecoturismo do Brasil, recebe pessoas de vários estados brasileiros e outros países, proporcionando à cidade atmosfera de diversidade cultural. As atrações vão da simples contemplação - que em Bonito ganha um novo sentido - à mais pura adrenalina, especialmente concebida para os adeptos dos esportes de aventura. Depois de um dia de aventuras pelas águas e matas nossos turistas procuram atrações culturais para relaxar e sociabilizar.

O Bonito Jazz & Blues Festival foi idealizado com o propósito de suprir esta lacuna acrescido do prazer de ouvirmos boa musica prestigiando músicos e bandas consagradas nos estilos do blues e do jazz.

Um pouco da história do Bonito Blues & Jazz Festival: em novembro de 2012 realizou-se o evento denominado “Bonito Blues”, tendo como atração um dos músicos pioneiros do Blues no MS, o conceituado guitarrista Fábio Brum, que criou a primeira banda de blues do MS, a Blues Band, junto com o saudoso Renato Fernandes no início dos anos 90.

Em abril de 2013 aconteceu a segunda edição do Bonito Blues já com a participação dos renomados músicos paulistas, o gaitista Ivan Márcio e o guitarrista Giba Byblos, além do ícone do blues sul-matogrossense Zé Pretim.

A aprovação do público foi tal que motivou a criação de um evento de maior abrangência resultando no Bonito Blues & Jazz Festival com a inclusão do “Jazz” nas apresentações, a primeira edição do evento aconteceu em novembro de 2013 com o que temos de melhor no estilo musical no MS e grandes nomes do Brasil, tivemos a participação do Zé Pretim, da banda Bêbados Habilidosos com o genial Renato Fernandes, Fábio Brum, o grande baterista João Bosco, responsável pelo “Jazz” no nome do Festival, além do renomado gaitista Robson Fernandes e a atração internacional, o inglês Peter Screw.

A primeira edição do Bonito Blues & Jazz Festival aconteceu graças à aprovação do projeto pelo FIC-Fundo de Investimentos Culturais do MS, atestando a importância do evento no meio cultural do Estado e apoio da Prefeitura Municipal de Bonito.

Estimulados pela repercussão positiva os promotores deram continuidade ao festival e a segunda edição aconteceu em novembro de 2014, com a participação do guitarrista Greg Wilson, da lendária banda Blues Etílicos, da gaitista Tiffany Harp, e sendo um dos objetivos a integração com músicos do país vizinho, Paraguai, inserimos as bandas Harmonia Jazz e Jazz Trincado, de Pedro Juan Caballero.

Para a realização da segunda edição contamos com o “crowdfunding” da Kickante, modalidade de financiamento coletivo que, somado ao apoio de empresas parceiras, concretizou o evento.

Dando sequência, em novembro de 2015 acontece a 3ª edição do Bonito Blues & Jazz Festival com a participação de um dos maiores nomes do blues internacional, o guitarrista Breezy Rodio de Chicago (USA), além das conceituadas bandas do MS, Whisky de Segunda e Dente de Ouro, com o hors concours Zé Pretim.

Em 2016 não conseguimos viabilizar o festival, fazendo com que adiássemos para o ano seguinte, proporcionando a realização da 5ª edição na data inicialmente pretendida, no feriado de Corpus Christi, desta forma o 4º Bonito Blues & Jazz Festival aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de junho, com o apoio do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Cidadania e da Fundação de Turismo do MS e da Prefeitura de Bonito, o evento foi realizado no CMU-Centro de Múltiplo Uso, o que representou um sucesso absoluto.

Nessa quarta edição tivemos a presença de um dos maiores tecladistas do país, Adriano Grineberg, da cantora e atriz Samantha Caracante de São Paulo e o trio Mestre Blues de Cuiabá, além das bandas sul-matogrossense Horse Society, Gessy & The Rhivo Trio, Dente de Ouro, Anderson Rocha & Quarteto Lisérgico e o projeto MPBlues e Zé Pretim.

Neste ano de 2018 acontecerá a 5ª edição do Bonito Blues & Jazz Festival afirmando o sucesso do evento com a vinda da mais renomada banda de blues do país, Blues Etílicos, além da dupla Jefferson Gonçalves (gaita) & Gustavo Andrade na guitarra, continuando com objetivo da integração cultural com o país vizinho teremos a participação de um dos maiores músicos do Paraguai, o gaitista e saxofonista Dominique Bernal.

E comprovando a importância do festival na cultura local, essa edição será aberta pela banda Tubarões do Rio Formoso, integrada por músicos bonitenses que assimilaram o blues no seu trabalho disseminando entre os locais e turistas essa variante musical.

Agende Bonito no feriado da Independência e usufruir as belezas naturais da região e curtir o melhor do blues & jazz do MS, do Brasil e do Paraguai.

Bem vindos!!!

bottom of page